Artigos

Contamos com a sua colaboração para adicionar indicações de artigos à nossa lista. Envie sua sugestão para iscarbr@gmail.com .

ALBERTO, Maria de Fátima Pereira et al. O trabalho infantil doméstico e o processo de escolarização. Psicol. Soc., Ago 2011, vol.23, no.2, p.293-302. ISSN 0102-7182

ALBERTO Maria de Fátima Pereira & SANTOS, Denise Pereira dos. Trabalho infantil e desenvolvimento: reflexões à luz de VigotskiPsicol. estud., Jun 2011, vol.16, no.2, p.209-218. ISSN 1413-7372

BARROS, Edlucia Robelia Oliveira de; CAMARGO, Robson Corrêa de  &  ROSA, Michel Mauch. Vigotski e o teatro: descobertas, relações e revelações.Psicol. estud. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 229-240. ISSN 1413-7372.

DELARI JUNIOR, Achilles. Sentidos do “drama” na perspectiva de Vigotski: um diálogo no limiar entre arte e psicologia. Psicol. estud., Jun 2011, vol.16, no.2, p.181-197. ISSN 1413-7372

FREITAS, M. T. A. A pesquisa de abordagem histórico-cultural: um espaço educativo de construção de sujeitos. Teias (Rio de Janeiro), v. 10, p. 1-12, 2009.

FREITAS, M. T. A. Formação de Professores e o uso do computador e da internet na escola. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 12, p. 251-269, 2008.

CASTRO, A. P. P.; CARVALHO, J. O. ; SOUZA, L. C. DE O. E. ; SOUZA, L. D. ; RIBEIRO, M. H. ; FERREIRA, N. S. ; RITTMEYER, P. H. N. ; FREITAS, M. T. A. . Letramento digital e aprendizagem na era da internet: um desafio para a formação de professores. Principia (Juiz de Fora), v. 12, p. 1-11, 2008.

FREITAS, M. T. A. Uma teoria social do desenvolvimento e da aprendizagem.. Presença Pedagógica, v. 13, p. 16-27, 2007.

FREITAS, M. T. A. Histórias… que a memória permitiu contar. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 12, p. 125-140, 2007.

FREITAS, M. T. A. A Pesquisa em Educação: Questões e Desafios. Vertentes (São João Del-Rei), v. 1, p. 28-37, 2007.

FREITAS, M. T. A.; FERNANDES, Olívia Paiva. A presença ausente do computador/Internet na formação do pedagogo. Educação em Foco (Juiz de Fora), Juiz de Fora, v. 10, p. 195-218, 2006.

FREITAS, M. T. A. Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura e escrita e subjetivação. Cadernos do CEDES (UNICAMP), São Paulo, v. 1, n. 65, p. 87-101, 2005.

FREITAS, M. T. A. O pensamento de Vygotsky nas reuniões da ANPEd (1998-2003). Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, v. 30, n. 1, p. 109-138, 2004.

FREITAS, M. T. A. Leitura, Escrita, Formação de Professores: Velhos temas de pesquisa numa ´e-ntrevista´ em novo formato.. Teias (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 1, n. 5, p. 87-92, 2003.

FREITAS, M. T. A. Lesen und Schreiben in der Erinnerung älterer Lehrerinnen. Eine Fallstudie aus Brasilien. BIOS – Zeitschrift für biographeforschung, oral, history und lebensverlaufsanalysen, Wiesbaden, v. 1, n. 2, p. 263-296, 2003.

FREITAS, M. T. A. A escrita de adolescentes na internet e na escola: uma discussão.. Principia (Juiz de Fora), Juiz de Fora, v. 7 e 8, p. 191-197, 2003.

FREITAS, M. T. A. Internet: um caminho para a Literatura?. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 8, n. 47, p. 29-37, 2002.

FREITAS, M. T. A. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 1, n. 116, p. 21-40, 2002.

FREITAS, M. T. A. As apropriações do pensamento de Vygotsky no Brasil: um tema em debate. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 10/11, p. 09-28, 2001.

FREITAS, M. T. A. A Escrita de adolescentes na internet. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 12, p. 171-188, 2001.

FREITAS, M. T. A. O ensinar e o aprender na sala de aula… Cadernos para o professor, Juiz de Fora, v. VI, n. 6, p. 6-13, 1998.

FREITAS, M. T. A. Pesquisando Praticas Socio-Culturais de Leitura e Escrita. Educação em Foco (Juiz de Fora), Juiz de Fora, v. III, n. 2, p. 153-174, 1998.

FREITAS, M. T. A. Na Memória de Professoras- Uma Historia de Leitura e Escrita. Veredas (UFJF), Juiz de Fora, v. II, n. 2, p. 9-29, 1998.

FREITAS, M. T. A. Teoria Piagetiana e Aprendizagem Escolar. Educação em Foco (Juiz de Fora), Juiz de Fora, v. 3, n. 2, p. 31-44, 1995.

FREITAS, M. T. A. Orientação Educacional: Uma trajetoria, uma discussao e a busca de uma alternativa. Educação em Foco (Juiz de Fora), Juiz de Fora, v. 1, p. 10-16, 1993.

FREITAS, M. T. A. Vygotsky e Bakhtin: uma visão intertextual das Ciências Humanas. Vertentes, São João Del Rei, v. 2, n. 2, p. 18-30, 1993.

ROMANELLI, Nancy. A questão metodológica na produção vigotskiana e a dialética marxista. Psicol. estud., Jun 2011, vol.16, no.2, p.199-208. ISSN 1413-7372

SILVA, Silvia Maria Cintra da; ALMEIDA, Célia Maria de Castro  &  FERREIRA, Sueli. Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema. Psicol. estud. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 219-228. ISSN 1413-7372.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

ISCAR Brasil

Aqui você encontrará informações sobre as pesquisas no quadro sócio-histórico-cultural. Precisamos da sua ajuda para desenvolver este site. Você está convidado(a) a enviar dados, informações, sugestões e notícias para o e-mail iscarbr@gmail.com

Para participar da lista de discussão, mande uma mensagem para iscarbr@gmail.com

___________________

Representantes da Seção Brasileira do ISCAR:
Prof. Dr. André Machado Rodrigues

Mantenedor do site:
Maurício Canuto

ISCAR Internacional

Para se tornar membro do ISCAR, acesse:
http://www.iscar.org/en/membership.html

%d blogueiros gostam disto: