Livros

Contamos com a sua colaboração para adicionar indicações de  livros à nossa lista. Envie sua sugestão para divulgacaoiscarbrasil@gmail.com.


Página em construção…


Livros lançados no Brasil:

ANDRADE, T. P.; FREITAS, M. T. A.; PINTO, S. E. Orientação Educacional: Uma Experiência em Desenvolvimento. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária, 1984. 150 p.

BOCK, Ana M. Bahia; GONÇALVES, M. Graça M; FURTADO, Odair. Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. Editora Cortez. São Paulo, 2001.

BOCK, Ana Mercês B; GONÇALVES, Maria da Graça M (org). A Dimensão Subjetiva da Realidade: uma leitura sócio-histórica. Editora Cortez. São Paulo, 2009.

DUARTE, Newton. Vygotsky e o Aprender a AprenderEditora Autores Associados. Campinas, 2001.

[grátis] FIDALGO, Sueli Salles; SHIMOURA, Alzira da Silva (org). Pesquisa Crítica de Colaboração: um percurso na formação docente. Editora Ductor. São Paulo, 2007.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Vygotsky & Bakhtin  – Psicologia e Educação: um Intertexto. Editora Ática. São Paulo, 1996.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. (Org.). Cibercultura e Formação de professores. 01. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora Ltda, 2009. 119 p.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção; COSTA, Sérgio Roberto. (Org.). Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. 1ªed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. v. 1. 144 p.

FREITAS, M. T. A. (Org.); SOUZA, S. J. E. (Org.); KRAMER, S. (Org.). Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003. 112 p.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. (Org.). Narrativas de Professoras: Pesquisando Leitura e Escrita Numa Perspectiva Sócio-Histórica. 1ª ed. Rio de Janeiro: Escola de Professores, 1998.

FREITAS, M. T. A. (Org.). Vygotsky: Um Século Depois. 2ª ed. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 1998. v. 1. 104 p.

[grátis] LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria. (Orgs.). Didática e práticas de ensino: texto e contexto em diferentes áreas do conhecimento. Goiânia: CEPED Editora PUC-Goiás, 2011.

[grátis] LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria. (Orgs.). Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança: diferentes olhares para a didática. Goiânia: CEPED Editora PUC-Goiás, 2011.

LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação Crítica de Educadores: questões fundamentaisCabral Editora e Livraria. Taubaté, 2008.

MACHADO, Anna Rachel (org). O Ensino como Trabalho: uma abordagem discursivaEditora FAPESP e EDUEL. Londrina,  2004.

PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. VygotskyEditora Cortez. São Paulo, 2005.

SCHETTINI, Rosemary H; DAMIANOVIC, Maria C; SZUNDY, Paula Tatiane C. Vygotsky: uma revisita no início do século XXI. Editora Andross, São Paulo, 2009.

SOUZA, V. L. T. & ANDRADA, P. C. (Orgs.). A Psicologia da Arte e a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem. Editora Edições Loyola, São Paulo, 2016.


Livros internacionais

REY, Fernando Gonzalez; MARTINEZ, Albertina Mitjáns; & GOULART, Daniel Magalhães (ed.). Subjectivity within Cultural-Historical Approach: Theory, Methodology and Research. Alemanha: Springer, 2019.

DAFERMOS, Manolis. Rethinking Cultural-Historical Theory: a dialectical perspective to Vygotsky. Alemanha: Springer, 2018.

STETSENKO, Anna. The Transformative mind: expanding Vygotsky’s approach to development and education. Reino Unido: Cambridge University Press, 2016.

Publicidade
3 comentários em “Livros
  1. Deise Maria Xavier de Barros Souza disse:

    Boa tarde, gostaria de saber como adquirir o livro: FREITAS, M. T. A. (Org.); FICHTNER, B. (Org.); MONTEIRO, R. A. (Org.). Espaços e Identidades em Processos de Aprendizado e Desenvolvimento. Juiz de Fora: Feme, 2005. v. 1. 316 p.
    Obrigada, Deise Xavier

  2. Wanda M. Junqueira de Aguiar disse:

    Gostaria de acrescentar um livro lançado em 2016, que tem como referência a Psicologia Sócio Histórica;
    A Dimensão Subjetiva do Processo Educacional- uma leitura sócio – histórica.
    ED. COrtez 2016
    Orgs. Wanda Maria Junqueira de Aguiar e Ana Mercês Bahia Bock

  3. Fernanda Silva de Almeida Resende disse:

    Boa noite! Gosto muito da perspectiva histórico-cultural e estou pesquisando material sobre a psicoterapia a partir desta linha teórica mas estou com dificuldade de encontrar no Brasil. Olhei aqui e só vi material na área da educação e desenvolvimento. Vocês têm alguma pesquisa na área?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Bem-Vindo(a) ao ISCAR Brasil

Aqui você encontrará informações sobre pesquisas, eventos e publicações relacionadas à Teoria Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade. Esse é um site produzido e organizado coletivamente, por isso precisamos da sua ajuda para desenvolvê-lo.

Para enviar notícias, informações, materiais e sugestões, entre em contato pelo e-mail: divulgacaoiscarbrasil@gmail.com

___________________

Representante da Seção Brasileira:
Prof. Dr. Adolfo Tanzi Neto

Responsável técnico do site:
Guilherme Siqueira Arinelli

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 61 outros seguidores
ISCAR Internacional

%d blogueiros gostam disto: